Blog Layout

Voltar
A importação de petróleo e de combustível no Brasil
A importação de petróleo e de combustível no Brasil

Ouvimos muito falar que o Brasil é autossuficiente em petróleo, mas o país precisa importar combustíveis. Nós preparamos esse artigo para explicar como funciona o setor. 

Importações são indispensáveis ao progresso do Brasil – e isso inclui petróleo e combustíveis. Pensar que o Brasil precisa dessas importações pode ser confuso. Muitas vezes escutamos que o Brasil é “autossuficiente em petróleo”, ou que “o petróleo é nosso”. 

 

 

Para explicar a importação de petróleo e de combustíveis no Brasil, preparamos esse artigo.



Acompanhe com a gente esse assunto importante na atualidade!

Qual a diferença entre os dois tipos de petróleo na importação?

Entender nossa importação de petróleo demanda saber primeiro que existem dois tipos de “ouro negro”: o leve e o pesado


O pesado é difícil de processar. Ele pode gerar muito combustível, mas a um custo alto demais. 


O leve é mais fácil de refinar. Muito mais adequado para produzir combustíveis a custos menores e com menos esforço.

Mas por que o Brasil faz a importação de petróleo?

Toda a euforia sobre “autossuficiência em petróleo” vem do óleo pesado. O Brasil possui reservas abundantes desse recurso.


Ele produz algo como 2,6 milhões de barris por dia. Desses, 95% é de óleo pesado.


Até 2016, essa quantidade bastaria para cobrir todo o consumo doméstico. Isso permitia uma declaração oficial de que o Brasil é autossuficiente. 

Em qualidade, a situação é bem mais complicada. Como dito, obter combustível a partir de óleo pesado é caro. Além disso, nossas refinarias são voltadas para óleo leve


É mais vantagem exportar nosso óleo pesado e usá-lo para fins menos lucrativos, como asfaltar ruas. Da mesma forma, é melhor importar óleo leve, cuja produção nacional é de apenas 5%.

Tudo isso significa que sim, o Brasil precisa importar petróleo e combustível. Somos autossuficientes apenas em tese.


Na prática, o país precisa de óleo leve e de combustível importados. E precisa de muito: a maior parte do transporte brasileiro ocorre sobre rodas.


A produção e refino domésticos não seriam suficientes para atender toda essa demanda. É preciso trazer do exterior.

Como o fornecimento desse material é impactado por monopólios?

Entender o fornecimento desse combustível demanda considerar o monopólio estatal sobre o setor. Ele é responsável por refinar e por extrair o petróleo.


Mais uma vez, o petróleo extraído não é o mesmo refinado . Para refinar petróleo e produzir combustível, esse monopólio necessita fortemente da importação de óleo fino.


LEIA TAMBÉM: Importação de Biodiesel: Uma solução sustentável e competitiva

Somente na importação não existe monopólio estatal: empresas como Texaco e Esso também participam do processo.


Esse “alívio” é importante para manter o abastecimento de óleo leve e de combustíveis. O mesmo “alívio” ocorre na distribuição, na qual empresas como Shell e Exxon podem participar.


Uma situação que tem sido benéfica ao país.

 

Como o Brasil reagiu a isso?

Mesmo “autossuficiente”, o país tem recorrido cada vez mais a importações de combustível e de petróleo.


Elas foram beneficiadas em 2016 pelas mudanças na precificação da Petrobras, que passaram a incluir os preços internacionais.


A partir de 2023, houve uma inclusão significativa nos cálculos, abrangendo aspectos como as opções de abastecimento, o valor marginal da empresa de petróleo, o custo interno de produção dos combustíveis e o lucro ou prejuízo associado à venda desses produtos no mercado doméstico em oposição à exportação.


Adicionalmente, os cálculos agora incorporam os valores dos combustíveis fornecidos por refinarias privadas e importadores, bem como os preços dos produtos substitutos, como o etanol hidratado, no contexto da gasolina.


Isso estimulou a concorrência entre as distribuidoras, beneficiando o consumidor. Além disso, permitiu um reajuste na gestão financeira da estatal. 

Com as recentes movimentações no cenário político brasileiro, não há certeza se a estatal continuará a trabalhar da mesma forma.


Permanece apenas a certeza de que o Brasil é e será importador de petróleo e de combustíveis. Mesmo que mantenha o título oficial e teórico de “autossuficiente em petróleo”.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp suspende 1% cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que suspende o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido retomado no fim de 2023.

Categorias

Share by: