Voltar
Fim do Inovar Auto aumenta importações de automóveis no Brasil

As importações de automóveis cresceram 48% em unidades no segundo semestre de 2018. A informação é do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). De acordo com o órgão, foram importados 502.876 carros de passageiros entre janeiro e março. No mesmo período em 2017, foram importados 34.342 veículos desse tipo.

Em comparação de valores, o crescimento foi de 76%. No primeiro semestre de 2018, foram importados no país U$ 922 milhões em automóveis. No ano passado, durante o mesmo período, foram U$ 540 milhões.

A razão desse crescimento tem sido atribuída ao fim do Inovar Auto. Com validade entre 2013 e 2017, o programa impunha sobretaxas de 30 pontos percentuais de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a automóveis. As exceções eram México e Argentina, países aos quais o Brasil concedeu cotas de importação que escapavam da sobretaxa.

Outra provável explicação é a melhora de condições gerais de consumo no país. O MDIC informa que 60% dos automóveis importados foram provenientes do México e da Argentina, países que desfrutavam de isenção do Inovar Auto. Os 40% restantes foram importados principalmente de Alemanha, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

A importação de automóveis tem sido bem vista pelo MDIC porque inclui a compra de equipamentos para produção. Nos três primeiros meses do ano, a aquisição de máquinas e equipamentos cresceu 18,2%, e a importação de bens intermediários subiu 9,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Por outro lado, a compra de bens de consumo subiu 18,8%.

A importação de peças para automóveis é oportuna. No exterior, é possível fazer aquisições em condições mais vantajosas. São produtos de alta qualidade, com preços competitivos, fornecimento seguro e disponibilidade. A oportunidade adequada para reduzir custos, marcar presença no mercado e elevar os lucros dos negócios.

Para alcançar essas vantagens, o importador precisa da gestão de uma empresa especializada no setor. Importar sempre implica riscos, especialmente no Brasil, país com alta burocracia e taxas alfandegárias complexas. Sem acompanhamento, as importações podem sofrer sobretaxas, atrasos, multas e até mesmo retenção. Por outro lado, uma gestão competente auxilia a desfrutar das melhores oportunidades no setor.

Para essa gestão, conte com a WM TRADING, uma empresa com ampla experiência em importação. Nosso maior foco é o desempenho, a segurança e a qualidade. Empregamos planejamento em todas as etapas da importação: aquisição, tributação, logística, nacionalização. Usamos todo nosso poder de negociação em favor de sua empresa, obtendo condições adequadas de financiamento e de crédito.

Temos escritórios localizados nas regiões logísticas mais estratégicas do país. Mantemos rigoroso controle de nossa qualidade por meio de auditorias internas e externas, somados ao nosso padrão internacional de qualidade ISO 9001. Nossa ampla rede de fornecedores nos permite obter vantagens como redução em frete e crédito em condições adequadas. Suas importações chegam com menos peso tributário, menos demora e muito mais qualidade e rapidez.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

vantagens de importar autopeças no Brasil
Por Amanda Verjovsky 29 abr., 2024
Neste artigo, você vai poder entender os benefícios de importar autopeças no Brasil, operação que pode ser até 80% mais barata que comprar nacionalmente!

Categorias

Share by: