Voltar
Importando equipamentos médicos e medicamentos no Brasil

 

Medicamentos, aparelhos, equipamentos e até mesmo seringas são produtos pertencentes à área da saúde sob controle da Anvisa, o que inclui tanto a regularização no fluxo nacional, quanto casos de importação e nacionalização dos equipamentos médicos e medicamentos.


É um setor que segue progredindo mais a cada ano, com medicamentos mais eficientes e equipamentos mais inovadores que acompanham o avanço da sociedade. 


Entenda nesse artigo como os players do mercado seguem Importando equipamentos médicos e medicamentos!

Panorama da importação de equipamentos médicos e medicamentos

 

Em 2021, por exemplo, o Brasil encerrou o ano no 3º lugar entre os maiores importadores do ranking total, de acordo com dados do Comex Stat.


Este cenário é fruto do aumento da busca de medicamentos e demanda interna crescente dos últimos anos, com apoio de recentes incentivos fiscais para importação e programas governamentais que visam proporcionar medicamentos essenciais para a população.  

Apesar do desenvolvimento contínuo, quando comparado a outros países, a produção nacional de remédios ainda é baixa, tornando a alternativa de importar muito mais atraente para empresas.




LEIA TAMBÉM: Oportunidades da importação de medicamentos no Brasil 

Oportunidades e cuidados para importar equipamentos médicos e insumos

Mais do que saber sobre cada etapa do processo, a operação desse setor requer cuidado e experiência profissional para lidar com todo trâmite da importação.


Por muitas vezes contar com a fiscalização da Anvisa, a importação de insumos e equipamentos médicos é feita junto à instituição seguindo os documentos requeridos com muita atenção. 

Mesmo em indústrias já consolidadas, buscar a melhor alternativa para a logística de importação possibilita potencializar o crescimento e expansão da empresa tornando-a cada vez mais competitiva.


Ou seja, a importação, quando acompanhada das melhores práticas e feita através de uma trading com know-how em todo o processo é vantajosa para todas as partes: empresa, consumidor e mercado! 


No desenho desse processo, o importador precisa estar com as parcerias certas para orientá-lo da melhor forma durante um projeto. 



Importe com o know how dos profissionais certos

Dessa forma, realizar a importação envolve bastante complexidade durante todo o processo. Planejar estrategicamente, mapear as melhores oportunidades e definir um plano de ação é o que condiciona o projeto em busca do melhor resultado.


Para isso você deve estar acompanhado de profissionais com vasto conhecimento quando o assunto é importar. 

Sendo bens hospitalares como equipamentos e aparelhos, medicamentos, insumos ou vacinas, a estrutura que configura a produção internacional é qualificada e vantajosa para o setor no nosso país.


Já do lado do importador, um bom planejamento da importação pode resultar na otimização dos custos do projeto e assim melhorar a cadeia tributária na nacionalização.  

Hoje a WM possui 7 benefícios fiscais em 6 diferentes estados que reduzem a alíquota do ICMS pago para bens do setor hospitalar como medicamentos, equipamentos e aparelhos. A nacionalização em portos estratégicos como Santa Catarina e Espirito Santo permitem essa otimização.



E aí, preparado para entender todas as oportunidades para a sua empresa através do melhor método de importação? Então entre em contato com nossa equipe para iniciar seu projeto ainda hoje!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

Agronegócio Brasileiro Importação
Por Amanda Verjovsky 26 abr., 2024
Entenda como a Importação de Aeronaves, Máquinas, Drones e Fertilizantes pode maximizar a produção agrícola da sua empresa!

Categorias

Share by: