Voltar
Imposto de Importação de máquinas e equipamentos industriais sem produção nacional é zerado

Na última terça-feira, dia 9 de maio de 2023, o Comitê Executivo da Gestão (GECEX) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução do Imposto de Importação (II) de 628 máquinas e equipamentos industriais que não são produzidos no Brasil – válida até dia 31 de dezembro de 2025. A alíquota média do II desses bens era de 11%.


Ainda a ser publicada em duas resoluções Camex no Diário Oficial da União, a redução favorecerá cerca de 40 setores da economia, como:


  • Metalurgia;
  • Eletricidade e Gás;
  • Fabricação de Veículos;
  • Fabricação de Máquinas e Equipamentos;
  • Fabricação de Celulose, Papel e Produtos de Papel;

Entre outros setores.


Dos 628 produtos, 564 estarão listados em uma resolução que trata de máquinas e equipamentos industriais que são fabricados principalmente nos Estados Unidos, China, Alemanha e Itália – de onde aproximadamente 80% dos itens com redução tarifária serão importados.


Os 64 restantes estão listados em outra Resolução Camex, que inclui a redução o Imposto de Importação de itens de bens de informática e telecomunicações.


Medida antidumping para cápsulas de gelatina também foi aprovada

Além da redução de Impostos de Importação, durante a reunião do Gecex também foi aprovado o antidumping para as cápsulas gelatinosas utilizados na produção de medicamentos, suplementos alimentares e medicina veterinária.


O insumo geralmente é importado do México e dos EUA e será sobretaxado a fim de proteger a indústria nacional, uma vez que após investigação do Departamento de Defesa Comercial a prática de dumping foi noticiada. Esse produto é classificado pela NCM 9602.00.10.


A medida a ser aplicada é de antidumping definitiva durante 5 anos – na forma de alíquotas fixadas (em dólar) por mil unidades do insumo. 


Você pode ler a resolução na íntegra clicando aqui.


Concentrados de proteína foram excluídos da LETEC

Foi decidido ainda que os concentrados de proteína e de substâncias proteicas texturizadas identificados pela NCM 2106.10.00 serão excluídos da LETEC (Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul).


Essa decisão foi baseada na análise da capacidade de produção nacional e abrange diversos produtos proteicos, como proteínas de soja que esportistas utilizam. A tarifa que era de 0% retornou à tarifa consolidada no Mercosul, de 11,2%.


Isso visa fomentar a concorrência de forma mais igualitária quanto a preço e investimentos em capacidade produtiva em relação ao Exterior, gerando mais renda e empregos para o país. 





A WM está sempre atenta às últimas notícias e mantém seus clientes e parceiros a par de todas as novidades nos processos de importação.


WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

vantagens de importar autopeças no Brasil
Por Amanda Verjovsky 29 abr., 2024
Neste artigo, você vai poder entender os benefícios de importar autopeças no Brasil, operação que pode ser até 80% mais barata que comprar nacionalmente!

Categorias

Share by: