Voltar
Entenda os benefícios PIS e COFINS monofásicos para autopeças

Você conhece os efeitos do PIS e COFINS na importação de autopeças? A WM explica como aumentar a sua lucratividade com esses impostos!

Importações no Brasil passam pelo desafio clássico de taxas e de impostos. Além de pesar sobre os preços, eles podem ser complicados de entender.


Para facilitar a compreensão do PIS e Cofins monofásicos para autopeças, a WM preparou esse texto didático de perguntas e respostas. 

 

 

É um assunto interessante para importadores de autopeças e para quem planeja revender esse tipo de equipamento. Confira mais detalhes abaixo!

 

O que é PIS e Cofins? 

PIS é o Programa de Contribuição Social. Ele é pago pelo empregador para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos se entidades. Serve tanto para trabalhadores de empresas públicas quanto de empresas privadas. 


Cofins é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. É um tributo federal que financia a seguridade social, que inclui as áreas de previdência social, assistência social e saúde pública. Seus principais contribuintes são pessoas jurídicas de caráter privado.

O que é regime monofásico?

Também conhecido como “tributação monofásica” ou “tributação concentrada”, o regime monofásico é um mecanismo que atribui à indústria ou equivalente a responsabilidade de recolher o tributo de toda a cadeia produtiva de um produto ou serviço.


A indústria deve recolher todo o tributo. Revendedores, sejam atacadistas ou varejistas, não possuem mais obrigação de recolher. 

 

Um exemplo disso é o regime monofásico para produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos.


Estabelecido pela Lei 10.147/2000, ele fez com que importadores e industriais desses produtos fossem responsáveis pelo recolhimento do PIS e da Cofins incidentes sobre a cadeia de produção e consumo.


Enquanto isso, o mesmo regime reduziu a zero a alíquota de PIS e da Cofins para revendedores e varejistas.

Finalmente, como funciona o regime monofásico de PIS e Cofins para autopeças? 

Autopeças são incluídas em sistema de tributação monofásico / concentrado. É o que diz expressamente o Governo Federal por meio da Lei nº 10.485 de 2002, alterada mais tarde pela Lei nº 10.865 de 2004. Isso significa que os produtores e também os importadores são responsáveis por recolher o PIS e o Cofins.

 

A situação pode ser vantajosa para quem possui empresas cadastradas pelo Simples e que atuam como revendedores, atacadistas e varejistas.


No entanto, atacadistas e revendedores não conseguem se enquadrar no Simples, de forma que os benefícios recaem na prática sobre varejistas.


Empresas que optam pelo Simples Nacional podem vender autopeças importadas e solicitar reduzir o valor do PIS/Cofins monofásico das vendas sobre o cálculo do imposto.


É um direito que costuma ser ignorado, por temor de violar alguma regra burocrática.

 

E como a WM pode ajudar minha empresa?

Importamos com base em planejamento tributário minucioso. Exploramos oportunidades e estudamos as melhores escolhas para sua empresa, baseado nas principais características delas.


Dessa forma, podemos ajudar sua empresa a obter os melhores resultados ao lidar com o PIS e o Cofins monofásico sobre autopeças.


 

Além de lidar melhor com a carga tributária, com a WM TRADING sua empresa aproveita as melhores oportunidades no comércio exterior.


Contamos com uma ampla rede de fornecedores de autopeças, localizados em mercados competitivos e de alta produtividade.


Obtemos com eles preços vantajosos, disponibilidade e vantagens exclusivas, como descontos em fretes e condições de crédito adequadas aos seus negócios.


Precisa importar autopeças para a sua empresa? Conte com a WM!

 

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

Agronegócio Brasileiro Importação
Por Amanda Verjovsky 26 abr., 2024
Entenda como a Importação de Aeronaves, Máquinas, Drones e Fertilizantes pode maximizar a produção agrícola da sua empresa!

Categorias

Share by: