Voltar
Como importar produtos regulados pela Anvisa?

No Brasil, as exigências burocráticas são desafiadoras. Em importações, a situação é especialmente complicada. 


Para alguns produtos, as exigências técnicas para importar são intrincadas, quase proibitivas. É o caso daqueles regulados pela Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma situação que demanda o apoio de uma empresa como a WM.


Quer conhecer quais os produtos e suas exigências? Leia o texto abaixo!

Por que a importação de alguns produtos é regulamentada pela Anvisa?

Seja por segurança em produtos que apresentam riscos ou por fiscalização de qualidade, a Anvisa impõe regulamentos para a importação de diversos bens e insumos, e as demandas costumam ser densas.


A lista dos produtos regulamentados inclui:

 

  • Cosméticos;
  • Químicos;
  • Alimentos;
  • Medicamentos. 

A importação de um produto regulamentado pela Anvisa depende de licenças, alvarás e permissões, como a AFE, uma das licenças necessárias que impõe uma taxa a depender do tipo de atividade praticada pela empresa (importar, distribuir ou produzir).


É necessário estar de acordo com as inúmeras exigências técnicas do seu setor específico, assim como satisfazer regulamentos que estados e municípios venham a impor - situação que exige localização estratégica para importar.



O que acontece se minha empresa não estiver regulamentada para aquela operação?

O primeiro ponto sobre importação é que ambas as empresas devem estar habilitadas no RADAR, tanto a contratante quanto a importadora.


→ Entenda mais sobre a habilitação no RADAR no vídeo abaixo:


Por mais que disponham recursos, empresas de alto porte não podem lidar com isso sozinhas - devido ao alto número de etapas e processos, sua empresa fica exposta a riscos, multas e atrasos.


Erros humanos na checagem de informações e documentos, classificação fiscal inadequada ou até mesmo atrasos nos prazos estabelecidos significa perder tempo e os recursos investidos com entraves que poderiam ser solucionados facilmente.


O não cumprimento das regulamentações da ANVISA torna as operações realizadas infrações sanitárias e a empresa fica sujeita a advertências, interdições, multas ou até mesmo a perda da autorização para importar.


Importe produtos regulados pela Anvisa com a WM

Por tudo isso, importar produtos regulados pela Anvisa exige uma gestão profissional e experiente.


Com auxílio da gestão da WM, o importador pode resguardar custos e esforços para focar em seu core business, deixando a burocracia conosco e superando obstáculos!


Temos alta experiência em 
planejamento documental. Conhecemos de perto exigências técnicas, de segurança, sanitárias.


Contamos com alta expertise para prevenir e remediar entraves. Suas mercadorias chegam em condições otimizadas, agregando produtividade e competitividade à sua empresa.


Quer importar algum produto regulamentado pela ANVISA? Conte com a WM nessa operação.


Clique aqui e marque uma conversa com um de nossos executivos!



 
WM Trading, qualidade e excelência em comércio exterior.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: