Voltar
Entenda como as Guerras fiscais afetam as importações

As disputas tributárias entre os estados podem ser benéficas para o importador. Uma gestão profissional permite aproveitar o melhor dessas disputas.

Em importações, localização é um fator determinante. Estar bem posicionado permite nacionalizar a carga com menos custos e mais rapidez. Isso fica evidente em logística e principalmente em tributação. A carga tributária sobre importações varia de local para local, situação que pode gerar oportunidades.

Uma parte importante da carga tributária depende do estado onde as importações são nacionalizadas. Quem determina parte dessa carga são os governos estaduais. O importador precisa estar atento aos estados dispostos a abrir essas concessões.

Para atrair investidores, os estados recorrem à redução do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Começa dessa forma uma “guerra fiscal” entre os entes federativos, disputa que permite “pechinchar” a tributação.
Existe muito debate jurídico sobre a legalidade dessa guerra fiscal. Além disso, existe debate econômico sobre seus resultados. No caso do importador, todo esse debate não importa muito. O que importa é especular pelas melhores ofertas, tarefa que pode ser desafiadora.

Desfrutar dessas ofertas exige grande volume de recursos. Escritórios e parceiros precisam estar nos locais mais estratégicos do território nacional. Profissionais capacitados devem acompanhar mudanças e oportunidades. Tudo isso exige investimentos onerosos.

O esforço é dificultado também pela volatilidade. O governo federal considera essa guerra imprópria. Existem vários esforços para restringir o “arsenal” dos “combatentes”. Além disso, os próprios estados “guerreiam” para anular judicialmente as reduções tributárias uns dos outros. Alegam para isso que a concorrência é desleal.

Por tudo isso, o importador pode ganhar muito mais com a ajuda de uma gestão profissional. Com ela, o importador conta com recursos estratégicos para se posicionar da melhor forma nessa “guerra”. Além disso, sua especialização permite reduzir custos e tempo.

Para essa gestão, a WM TRADING oferece anos de experiência e recursos avançados. Temos escritórios nos principais pontos do território nacional. Trabalhamos com profissionais tributários qualificados, capazes de detectar as melhores oportunidades fiscais. Estamos prontos para buscar o melhor do planejamento tributário para suas importações.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: