Voltar
Vantagens da terceirização de importações na cobrança de ICMS

Carga do imposto pode ser reduzida por meio dos serviços de tradings.

A nacionalização da carga é uma etapa fundamental das importações. Ela reúne fatores que influenciam custos e tempo de espera, determinantes estratégicos do resultado final. Desses fatores, um dos mais relevantes é a carga tributária, na qual se destaca o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O ICMS é determinado em nível estadual. Ele incide sobre mercadorias que circulam dentro do estado ou entre estados. As hipóteses de cobrança incluem saída de mercadoria do estabelecimento, fornecimento de recursos e transmissão de mercadoria, entre outras contidas na Lei Complementar nº 88, de 23.12.1996 (a Lei Kandir).

Obter reduções no ICMS depende em muitos sentidos da natureza da operação. Quando é feita por conta própria, pelo próprio importador, a alíquota do imposto alcança o valor pleno. Quando é feita de forma terceirizada, por meio de tradings, pode receber os benefícios fiscais e incentivos financeiros concedidos pelos estados e pelo Governo Federal a operações por ordem de terceiros.

A terceirização das importações, portanto, oferece chances exclusivas de reduzir os gastos com importação. As vantagens vão além do alívio sobre a carga tributária. A especialização das tradings permite que se reduzam custos, mitiguem riscos e aperfeiçoem resultados. Isso poupa tempo, esforços e recursos que, no lugar de desviar para atividades meio, o importador agora pode investir em suas verdadeiras atividades fim.

É claro, todas essas vantagens dependem de escolher a trading correta. Os melhores resultados exigem reunir recursos somente possíveis por meio de experiência consolidada no setor. Exemplos desses incluem expertise, treinamento, know-how, planejamento, qualidade, pessoal, capacidade de planejamento, fornecedores adequados, e localização estratégica em território nacional.

Para essa gestão, a WM TRADING oferece anos de investimento em qualidade e qualificação. Temos escritórios localizados nas áreas logísticas mais estratégicas do país. Usamos planejamento sofisticado, baseado em anos de prática. Temos a expertise que sua empresa precisa para desfrutar de reduções tributárias que beneficiam importações com economia, segurança e rapidez.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: