Mesmo com produção doméstica, o Brasil precisa importar muitos medicamentos. A WM ajuda a aproveitar esses negócios.
Medicamentos formam um mercado aquecido no Brasil. De acordo com o Guia 2022 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil oscila entre a 8ª e 10ª posições de maiores mercados farmacêuticos do mundo.
Em 2026, é esperado que o país se torne o sexto. Apesar da produção doméstica, importar medicamentos ou sua matéria prima é necessário, gerando oportunidades para importadores. Esse panorama benéfico se dá por 3 motivos:
Para o Brasil, o mercado internacional é uma fonte indispensável de medicamentos. Os genéricos sem dúvida ampliaram a oferta doméstica.
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Mesmo assim, a produção nacional sofre desafios clássicos: impostos, burocracia e logística. Isso torna a oferta nacional insuficiente perante a demanda, que exige medicamento estrangeiro.
Dessa forma, a importação de medicamentos mantém ritmo de alta.
De acordo com a Interfarma, o aumento da demanda interna por remédios, a pouca produção nacional e a carestia dos remédios nacionais pressionam o ritmo das importações.
Entre 2020 e 2021, por exemplo, a importação brasileira de medicamentos aumentou 56%, graças à importação de vacinas que tiveram um aumento de 461% no mesmo período devido à pandemia da Covid-19.
Durante esse período,
o processo de importação de medicamentos também se tornou mais ágil e menos burocrático com uma flexibilização de documentos exigidos para tal.
Tudo isso torna a importação de medicamentos não só necessária, como também oportuna.
O comércio internacional fornece oportunidades, como
preços competitivos e tecnologias inéditas no país. Sem importações, o brasileiro ficaria privado de medicamentos.
Apesar dessas comodidades, importar no Brasil pode ser complicado.
Isso vale inclusive para produtos vitais como medicamentos. A burocracia é complexa. A carga tributária é desafiadora.
E assim como todo processo com anuência da Anvisa, há exigências técnicas a serem cumpridas. A necessidade de deferimento da LI (Licença de Importação) que é normalmente feita previamente ao embarque (mas pode variar de acordo com a NCM) é uma delas.
Portanto, alcançar as vantagens depende de planejamento minucioso, feito com base em sólida experiência e amplo investimento em recursos.
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