Voltar
Incentivos fiscais para importações

Os importados no Brasil são carregados de tributação. Os importadores precisam aproveitar toda oportunidade de alívio nessa carga.

A carga tributária de importações no Brasil é desafiadora. Uma parte disso se deve ao protecionismo; a outra se deve à necessidade crescente de arrecadação. Importadores precisam buscar todas as concessões do governo, como os incentivos fiscais, que podem ser aproveitados por meio de uma gestão inteligente.

Na busca de seus objetivos, o governo pode aliviar os tributos das importações. Esses objetivos podem incluir incentivos às exportações, desenvolvimento tecnológico ou combate à inflação. São janelas de oportunidades para as quais o importador deve ficar atento.

Algumas concessões podem ser obtidas pelo drawback, regime aduaneiro que beneficia produtos usados para produzir bens destinados à exportação. Entre outros alívios, o drawback suspende ou isenta o Imposto de Importação (II), o Adicional ao Frete da Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e o ICMS.

Empresas exportadoras também recebem concessões do Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap). Ele prevê alívio às importações de equipamentos para empresas cuja maior parte das receitas venha de vendas ao exterior.

Existem também concessões à inovação tecnológica. Os setores beneficiados são o de desenvolvimento de software e o de serviços em tecnologia de informação. Eles são atendidos pelo Regime Especial de Tributação para Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação (Repes).

Concessões tributárias podem ser feitas às importações para setores estratégicos. É o caso da infraestrutura e da logística. Outras podem beneficiar produções consideradas prioritárias. O exemplo inclui TVs digitais.

Aproveitar esses benefícios demanda experiência. É preciso expertise, inteligência, prática. Tudo isso somente é possível por meio de especialização. Com ajuda de empresas especializadas, importadores podem se beneficiar dessas oportunidades, economizando tempo, recursos e esforços.

A WM TRADING fornece essa ajuda. Temos anos de especialização em importações. Conhecemos e acompanhamos de perto as concessões do governo, beneficiando suas encomendas com os eventuais alívios sobre a carga tributária.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: