Voltar
Conheça o Acordo de Livre Comércio do Mercosul e União Europeia

Após vinte anos de negociação, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) inaugura oportunidades únicas para negócios. O contexto é promissor para importadores brasileiros. Nessa série de artigos, a WM explica diversas vantagens do acordo.

Juntos, Mercosul e UE formam uma das maiores áreas de livre comércio do mundo. O PIB dos membros representa cerca de US$ 20 trilhões. Seus mercados somam aproximadamente 780 milhões de pessoas. Tudo isso representa praticamente 25% da economia mundial.

O acordo permitirá aos importadores brasileiros acessarem produtos europeus com facilidade crescente. Por meio dele, ao longo de 10 anos, o Mercosul irá liberar 91% dos produtos que a UE exporta para a área. A redução tarifária está prevista em cestas de 0, 4, 8 e 15 anos, além dos casos de redução parcial.

Para produtos agrícolas, o Mercosul irá liberar para a UE 96% do volume de comércio. Os produtos incluem queijos, chocolates, vinhos e outras bebidas alcoólicas e refrigerantes. Para produtos industriais, o Mercosul irá liberar 91% do volume de comércio. O conjunto inclui produtos químicos e farmacêuticos, maquinários, autopartes, vestuário, calçados e tecidos.

O acordo inclui também temas não tarifários. É o caso de liberação tributária para comércio de serviço; maior concorrência governamental em licitações públicas; possibilidade de empresas da UE e do Mercosul participarem de licitações nos dois blocos; desburocratização; remoção a barreiras ao comércio eletrônico.

Com a WM, sua empresa pode alcançar os melhores benefícios desse acordo. Nosso planejamento reduz riscos, corta gastos e aperfeiçoa resultados, permitindo sua empresa acessar o mercado da UE da melhor forma possível. Acompanhe nossa série de artigos e descubra as vantagens de importar da UE por meio de nossa empresa.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: