Voltar
Modalidades de pagamento em importações: vantagens e desafios

Em importações, a modalidade de pagamento também faz parte da estratégia. Escolher a forma correta demanda considerar benefícios e riscos.


Para isso, é preciso investimento em análise e em capacidade de planejamento, somente possíveis por meio de especialização no setor.



Continue a leitura e conheça as modalidades de pagamento utilizadas nas importações do Comércio Internacional!

Modalidades de Pagamento: vantagens e desafios


Antes de falar das modalidades de pagamento em importações, é necessário passar por 3 pontos que ajudam a definir melhor a escolha do modo para débito:


1) O nível da relação comercial entre as partes

Tempo de negociação e o relacionamento entre as partes.


2) Exigências do exportador e Incoterms

Se o exportador quiser que a carga seja deixada ao lado do navio ou caso queira limitar as formas de pagamento dos itens.


3) As linhas de financiamento disponibilizadas no momento da negociação



Sabendo disso, cada forma de pagamento possui suas vantagens e desafios. Conhecê-las auxilia o importador a realizar o melhor planejamento para suas operações. As principais opções incluem:


  • Pagamento antecipado;
  • Cobrança documentária;
  • Carta de crédito.


Escolher a melhor opção depende de alto planejamento estratégico. Os melhores resultados surgem de uma gestão qualificada, que disponha dos recursos necessários para sugerir opções adequadas em modalidades de pagamento.

 

Pagamento antecipado

O pagamento antecipado é antecipado ao embarque e do envio dos documentos originais para o importador. O exportador emite a Proforma Invoice com base no que foi acordado e encaminha para o comprador. Dessa forma, após o pagamento é iniciada a produção e separação do pedido para o embarque.


Nessa modalidade, o importador transfere para o exportador os riscos das variações cambiais e recebe os documentos originais e mercadoria para que possa dar entrada e realizar o desembaraço.


LEIA TAMBÉM: Fechamento de câmbio em importações


O pagamento antecipado traz maior tranquilidade ao exportador, porque o importador depende de uma boa relação desenvolvida junto ao exportador.


Dessa forma, é importante realizar a inspeções previamente ao acordo de comercialização.

Cobrança Documentária


Muito similar à Remessa, na Cobrança Documentária o exportador também realiza a produção e embarque do pedido para o importador sem pagamentos antecipados.


No entanto, os documentos originais para liberação da mercadoria são encaminhados ao banco parceiro do exportador. 


Os documentos ficam na posse desse banco e o importador consegue liberá-los mediante o pagamento do pedido ou mediante um saque e declaração de comprometimento de pagamento em um determinado período. 


Somente assim, o importador pode fazer a liberação da importação sem problemas.


Essa operação de movimentação da documentação gera um custo ao importador, mas ele é apoiado por uma instituição que fornece estrutura financeira sólida.


Isso permite obter informações de forma mais rápida, resolver possíveis entraves com mais facilidade devido o acesso ao documentos originais e evitar extravios documentais.

Carta de Crédito


A carta de crédito é a modalidade mais utilizada, porque fornece garantias sólidas para ambas as partes.


No caso do importador, a principal vantagem é a de efetuar o pagamento somente depois das condições da carta de crédito que constam na Proforma Invoice forem cumpridas (seja portos de origem ou destino, os dados do exportador, embalagens, valores, prazo limite de embarque, etc).


Como o importador é portador da Proforma Invoice, ele faz contato com seu banco parceiro para que realize a carta de crédito com base no que foi acordado no documento.


O banco emissor encaminha para o banco do exportador o documento, que o informa o exportador e encaminha para o mesmo e assim, fazer a avaliação e seu aceite, seguindo para produção e embarque.


A segurança da carta de crédito, no entanto, impõe um preço ao importador. Havendo descumprimento de alguma das obrigações, é necessário que a mesma seja revisada - o que gera custos a cada revisão.


Mas essa operação gera segurança financeira e documental para ambas as partes. Para o importador, o desembaraço aduaneiro se torna muito mais ágil uma vez que os documentos chegam antes ou no mesmo momento que a mercadoria, podendo corrigir erros.

 

Como escolher a melhor modalidade de importação para minha empresa?

 

Quais dessas opções seria a melhor? Depende da capacidade do importador.


Para uma gestão financeira e tributária, a WM disponibiliza 19 anos de know-how, especialização e experiência na área, sempre visando a redução de custos e mitigação de riscos em nossas operações.


Possuímos localização estratégica que otimiza a logística internacional e nacional, além de 7 benefícios fiscais que tornam a sua importação mais competitiva.


Quer entender mais sobre como a WM pode ajudar a sua empresa a escolher a modalidade de pagamento nas suas importações? Clique aqui e entre em contato conosco!

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: