Blog Layout

Voltar
Entenda os benefícios PIS e COFINS monofásicos para autopeças
Entenda os benefícios PIS e COFINS monofásicos para autopeças

Você conhece os efeitos do PIS e COFINS na importação de autopeças? A WM explica como aumentar a sua lucratividade com esses impostos!

Importações no Brasil passam pelo desafio clássico de taxas e de impostos. Além de pesar sobre os preços, eles podem ser complicados de entender.


Para facilitar a compreensão do PIS e Cofins monofásicos para autopeças, a WM preparou esse texto didático de perguntas e respostas. 

 

 

É um assunto interessante para importadores de autopeças e para quem planeja revender esse tipo de equipamento. Confira mais detalhes abaixo!

 

O que é PIS e Cofins? 

PIS é o Programa de Contribuição Social. Ele é pago pelo empregador para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos se entidades. Serve tanto para trabalhadores de empresas públicas quanto de empresas privadas. 


Cofins é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. É um tributo federal que financia a seguridade social, que inclui as áreas de previdência social, assistência social e saúde pública. Seus principais contribuintes são pessoas jurídicas de caráter privado.

O que é regime monofásico?

Também conhecido como “tributação monofásica” ou “tributação concentrada”, o regime monofásico é um mecanismo que atribui à indústria ou equivalente a responsabilidade de recolher o tributo de toda a cadeia produtiva de um produto ou serviço.


A indústria deve recolher todo o tributo. Revendedores, sejam atacadistas ou varejistas, não possuem mais obrigação de recolher. 

 

Um exemplo disso é o regime monofásico para produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos.


Estabelecido pela Lei 10.147/2000, ele fez com que importadores e industriais desses produtos fossem responsáveis pelo recolhimento do PIS e da Cofins incidentes sobre a cadeia de produção e consumo.


Enquanto isso, o mesmo regime reduziu a zero a alíquota de PIS e da Cofins para revendedores e varejistas.

Finalmente, como funciona o regime monofásico de PIS e Cofins para autopeças? 

Autopeças são incluídas em sistema de tributação monofásico / concentrado. É o que diz expressamente o Governo Federal por meio da Lei nº 10.485 de 2002, alterada mais tarde pela Lei nº 10.865 de 2004. Isso significa que os produtores e também os importadores são responsáveis por recolher o PIS e o Cofins.

 

A situação pode ser vantajosa para quem possui empresas cadastradas pelo Simples e que atuam como revendedores, atacadistas e varejistas.


No entanto, atacadistas e revendedores não conseguem se enquadrar no Simples, de forma que os benefícios recaem na prática sobre varejistas.


Empresas que optam pelo Simples Nacional podem vender autopeças importadas e solicitar reduzir o valor do PIS/Cofins monofásico das vendas sobre o cálculo do imposto.


É um direito que costuma ser ignorado, por temor de violar alguma regra burocrática.

 

E como a WM pode ajudar minha empresa?

Importamos com base em planejamento tributário minucioso. Exploramos oportunidades e estudamos as melhores escolhas para sua empresa, baseado nas principais características delas.


Dessa forma, podemos ajudar sua empresa a obter os melhores resultados ao lidar com o PIS e o Cofins monofásico sobre autopeças.


 

Além de lidar melhor com a carga tributária, com a WM TRADING sua empresa aproveita as melhores oportunidades no comércio exterior.


Contamos com uma ampla rede de fornecedores de autopeças, localizados em mercados competitivos e de alta produtividade.


Obtemos com eles preços vantajosos, disponibilidade e vantagens exclusivas, como descontos em fretes e condições de crédito adequadas aos seus negócios.


Precisa importar autopeças para a sua empresa? Conte com a WM!

 

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

trade compliance nas importações
Por Amanda Verjovsky 28 fev., 2024
Trade Compliance pode fornecer segurança em todas as etapas envolvidas nas operações, desde a escolha de fornecedores até a entrega da mercadoria nacionalizada.

Categorias

Share by: