Voltar
Resolvendo entraves nas importações com uma gestão especializada

Prevenir é melhor do que remediar, mas remediar pode ser necessário. 

Importações bem sucedidas exigem alto planejamento. Todo esforço é necessário para prevenir entraves às encomendas. A complexidade torna o processo arriscado. Sempre existe a chance de as autoridades questionarem o importador. Nesse momento, uma gestão especializada auxilia a decidir como solucionar o problema.
 
Os entraves legais ocorrem quando as importações caem nos canais amarelo e vermelho. Neles, as autoridades realizam inspeções mais extensas para conferir se a operação está em ordem. No caso do canal amarelo, as inspeções recaem sobre a documentação. No caso do vermelho, recaem sobre a documentação e a mercadoria.
 
As autoridades informam ao importador seus questionamentos. No caso de importações feitas por Declaração de Importação (DI), a informação é passada pelo Siscomex. O importador deve consultar o sistema para saber o que foi questionado e o que foi exigido para resolver o impasse. Duas opções são possíveis: o importador pode acatar ou contestar as exigências.
 
Se decidir aceitar o questionamento, o importador deve cumprir as exigências solicitadas. Mas atenção: antes disso, é preciso evitar a pressa e analisar o caso muito bem. Na ânsia de resolver o problema, o importador pode fornecer informações que não correspondem à realidade. Além disso, ele abre precedente para as que autoridades revejam todas as importações que realizou.
 
Se decidir recusar o questionamento, o importador deve formalizar isso por meio de uma impugnação. Inicialmente ela será analisada em uma primeira instância. Caso não seja aceita, o importador pode apelar à segunda instância. Mais uma vez, o importador precisa ponderar muito bem se essa opção é adequada ao seu caso.
 
Qual a opção mais adequada ao importador? Como acatar as exigências da forma mais prática e segura? Como proceder no caso de solicitar uma impugnação? Nessas situações, o importador sempre se beneficia de uma gestão especializada. Na hora de decidir, a prática e a especialização fazem toda diferença para tomar as melhores decisões.
 
Para essa gestão, a WM TRADING oferece anos de experiência em importações. Investimos em planejamento para prevenir e remediar entraves às encomendas. Contamos para isso com recursos avançados: equipe especializada, localização estratégica, expertise, parcerias. Tudo para importar com toda segurança possível, aproveitando o melhor do mercado internacional.
 
WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

Agronegócio Brasileiro Importação
Por Amanda Verjovsky 26 abr., 2024
Entenda como a Importação de Aeronaves, Máquinas, Drones e Fertilizantes pode maximizar a produção agrícola da sua empresa!

Categorias

Share by: