Blog Layout

Voltar
Conheça as vantagens de importar do Mercosul
Conheça as vantagens de importar do Mercosul

O Mercosul, bloco econômico e união aduaneira, é uma medida de integração que visa facilitar o comércio entre os países membros e aumentar a capacidade competitiva dos mesmos com a livre circulação de produtos, bens ou serviços. 


O bloco é formado por: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai; anteriormente incluía a Venezuela, que foi suspensa desde 2017 por não cumprir com requisitos previstos. Além disso, alguns países são membros associados: Chile, Colômbia, Peru, Guiana, Suriname e Equador.


Formado pelo Tratado de Assunção, entre os benefícios comerciais do Mercosul está a desburocratização do processo de importação com um sistema comum de tarifas, regras e direitos aduaneiros para os pertencentes.


Acompanhe o texto abaixo e entenda quais são as vantagens de importar do Mercosul para os importadores!

Quais são as vantagens em importar do Mercosul no Brasil? 

Além das vantagens já citadas anteriormente, importar do Mercosul possibilita uma relevante redução de impostos, otimização de custos, menor tempo de espera de transporte internacional e preços mais competitivos aos países membros e associados.


Graças à proximidade dos países, os incentivos fiscais e a variedade de produtos tornam-se mais atrativos para as operações de importação.


Importar do Mercosul pode ser uma forma de alcançar maior produtividade e competitividade, e alcançar esses benefícios depende de uma gestão adequada em comércio exterior que seja capaz de disponibilizar vantagens.

Redução Tributária

Como membros de uma união aduaneira, os países do Mercosul oferecem redução e até mesmo isenção tributária sobre o Imposto de Importação em diversas mercadorias através de duas medidas definidas e adotadas entre os membros.


Essas medidas são: i) a TEC (Tarifa Externa Comum); e ii) a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que se baseiam no Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Aduanas.


A TEC é uma alíquota de importação comum para países que pertencem ao Mercosul.


Produtos que não são produzidos ou tem produção em baixa escala têm a possibilidade de reduzir a tarifa do Imposto de Importação através do regime Ex-Tarifário – concedida mediante solicitação do importador no momento do registro da DI. 


Esse regime especial também é responsável por uma melhor integração econômica entre os países do Mercosul, visto que esses podem se aproveitar dos incentivos oferecidos, que são:


  • Redução ou isenção do Imposto de Importação: o Mercosul reduz ou isenta o Imposto de Importação de diversos produtos, o que torna o comércio entre os países do bloco mais vantajoso e competitivo.


  • Incentivos fiscais para investimentos estrangeiros: o Mercosul oferece incentivos fiscais para empresas estrangeiras que desejam investir na região, como isenção de impostos sobre lucros e dividendos, redução do imposto de renda, entre outros.


  • Harmonização de impostos: o Mercosul busca harmonizar as leis tributárias dos países membros, o que facilita o comércio e reduz os custos de transação.


  • Incentivos para empresas que produzem na região: o Mercosul oferece incentivos fiscais para empresas que produzem localmente, como redução de impostos sobre a folha de pagamento e créditos tributários para investimentos em pesquisa e desenvolvimento.


Para entender se seu produto se enquadra nessa situação, é extremamente importante contar com uma gestão criteriosa das operações de importação.


Com a WM, você consegue otimizar seu tempo e investimentos. Nossa equipe de especialistas está sempre atualizada quanto às mudanças na legislação no que se referem à Classificação Fiscal das Mercadorias.


Além disso, somos referência quando o assunto é a incidência ou isenção de impostos – estudamos detalhadamente cada oportunidade de aplicação de Benefícios Fiscais na sua operação para as melhores oportunidades de nacionalização.


A WM tem o know-how necessário para desenhar a sua operação de importação, aproveitando todos os benefícios de importar pelo Mercosul de forma segura e confiável.

Menor tempo de entrega e melhor infraestrutura

O Mercosul é formado por países vizinhos, o que diminui sensivelmente a distância entre o fornecedor e o comprador. Portanto, uma vez que a sua escolha seja de importar do Mercosul, saiba que seu tempo de espera será muito menor do que quando escolhe importar de outros países.


Além da redução do tempo de espera, importar do Mercosul também possibilita que o custo do frete seja drasticamente reduzido devido à proximidade entre os países participantes do bloco. 


Ademais, a criação do COSIPLAN foi outra medida que leva mais segurança para todos os membros. Ele é composto por representantes dos ministérios de Planejamento, Transportes e Obras públicas dos países membros do Mercosul. 

Possibilidade de pagamento com a moeda local

Graças ao Sistema de Pagamento em Moeda Local, o Brasil pode realizar suas transações comerciais em Real Brasileiro com a Argentina, Uruguai e Paraguai, o que reduz também a exposição cambial do importador nas operações.


Não podemos esquecer também que no comércio entre os países, um produto brasileiro pode ter valor fixo, que independe da cotação atual do dólar. 



Conte com a WM para importar do Mercosul!

Se você deseja realizar as operações de importação com segurança, de forma ágil e com visão completa de todas as etapas envolvidas no processo, clique aqui e entre em contato conosco!


Possuímos experiência consolidada em diversos segmentos quando o assunto é importação. Oferecemos recursos para que sua empresa possa aproveitar todas as possibilidades de redução tributária e otimização de frete.


Estamos localizados estrategicamente em 15 estados para tornar a nacionalização de suas cargas muito mais prática e aumentar ainda mais a capacidade competitiva no mercado, tanto quando deseja importar do Mercosul ou de outros países e regiões.



WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp suspende 1% cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que suspende o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido retomado no fim de 2023.

Categorias

Share by: