Voltar
Importação de Máquinas por Santa Catarina: quais são as vantagens?
Sabia que um planejamento otimizado pode agilizar a entrega e reduzir os custos da sua operação? Entenda como se beneficiar importando máquinas com a WM!

A importação de máquinas e equipamentos para operar no Brasil pode ser mais do que vantajosa. Além do mercado internacional estar cheio de tecnologias avançadas para importar máquinas eventualmente usadas, e de alta qualidade, é possível também aproveitar de benefícios fiscais e reduzir custos na importação estrategicamente.

Se seu desejo é importar máquinas agrícolas, tratores ou até mesmo equipamentos industriais para impulsionar as atividades da sua empresa, esse artigo é para você. Mas para realizar essa tarefa com sucesso, é preciso estar acompanhado de um planejamento otimizado e com a expertise de uma Trading Company.

Para aproveitar as oportunidades e fazer as melhores escolhas para seu projeto, continue a leitura e entenda como planejar bem pode otimizar toda a operação.



Ex-Tarifário e novas resoluções

Os bens que se enquadram na Exceção Tarifária são um incentivo fiscal ao importador que pode aproveitar da redução na alíquota do Imposto de Importação para 0 ou 2% em produtos que não tenham similar nacional ou caso a produção nacional não seja suficiente para suprir a demanda interna.

Nesse sentido, existem instrumentos legais que facilitam a importação para que essa seja realizada com melhor custo-benefício. A Resolução GECEX nº 361 de 20/06/2021 permite a isenção tributária do imposto de importação, mediante a condição de Ex-Tarifários.

Para tanto, o preenchimento correto das NCMs no momento de registro D.I deve ser prioridade, além de uma clara descrição do bem a ser importado. Com isso em vista, a importância de um profissional atualizado com know how no processo já existe antes mesmo de iniciar o planejamento.



Mapear a melhor escolha

Apesar de, via de regra geral, a importação de material usado ser proibida no Brasil, existem alguns itens que possuem exceção, apresentando alguns requisitos para importar sem restrição. São os itens que não encontramos com produção nacional similar. Outra possibilidade são para aqueles que possuem produção do bem similar nacionalmente, mas que essa produção não supre a sua demanda interna.

Logo, importar máquinas seminovas apresenta uma grande oportunidade para o importador. Importante lembrar que um bom planejamento logístico, seguindo todo o regulamento aduaneiro e a legislação que envolve esse tipo de operação, é crucial para o bom desenvolvimento do processo.



Mesmo em um mercado global, localidade é vantagem

Uma forte fonte de mercadorias é a importação de máquinas pela China, que oferece um portfólio extenso de produtos e possui tecnologias avançadas.

O planejamento logístico para o manuseio dessa mercadoria também pode ser otimizado. Santa Catarina e Espírito Santo são exemplos de estados estratégicos que possuem benefícios fiscais para diferentes tipos de importadores, ocasionando na redução da alíquota de ICMS pago no processo.

Nesse sentido, a WM está presente em 15 estados para facilitar a entrada das mercadorias para nossos clientes importadores. Estamos onde nosso cliente está e sempre aprimoramos o planejamento tributário para encontrar as melhores oportunidades.



Mas é preciso autorizar o embarque da mercadoria

O RADAR é obrigatório para qualquer importação envolvendo o Brasil. Nos casos de importar mercadoria usada, é fundamental também estar acompanhado de uma LI (Licença de Importação) para que a importação seja autorizada sem problemas. Lembrando que, para os casos em que houver financiamento da máquina via leasing bancário, por exemplo, o que passa a valer é o RADAR da instituição financeira.

Com essas dicas, a sua empresa pode ir longe aproveitando as melhores soluções para importar. Ao realizar essa operação através de uma Trading com know howem todo o processo, garante o sucesso em cada etapa.


E aí, vamos importar?

Converse diretamente com um de nossos especialistas e vamos iniciar o melhor planejamento para sua operação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: