Voltar
Oportunidades da importação de medicamentos no Brasil

Mesmo com produção doméstica, o Brasil precisa importar muitos medicamentos. A WM ajuda a aproveitar esses negócios. 

 

Medicamentos formam um mercado aquecido no Brasil. De acordo com o Guia 2022 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil oscila entre a 8ª e 10ª posições de maiores mercados farmacêuticos do mundo.


Em 2026, é esperado que o país se torne o sexto. Apesar da produção doméstica, importar medicamentos ou sua matéria prima é necessário, gerando oportunidades para importadores. Esse panorama benéfico se dá por 3 motivos:


  • População: somos o 6º país com a maior população do mundo. Ultrapassamos 210 milhões de habitantes em 2019, segundo o IBGE;


  • Sistema Público de Saúde: nossa população tem acesso gratuito à saude por meio do Sistema Único de Saúde (SUS);


  • Longevidade: o envelhecimento da população representa maior incidência para doenças. Ou seja, quanto maior a idade, maiores as chances de uma pessoa ficar doente.  

Por que o Brasil faz a importação de medicamentos?

 

Para o Brasil, o mercado internacional é uma fonte indispensável de medicamentos. Os genéricos sem dúvida ampliaram a oferta doméstica.


LEIA TAMBÉM: Importando artigos e equipamentos médicos


Mesmo assim, a produção nacional sofre desafios clássicos: impostos, burocracia e logística. Isso torna a oferta nacional insuficiente perante a demanda, que exige medicamento estrangeiro.  


Dessa forma, a importação de medicamentos mantém ritmo de alta.

Oportunidades de importar medicamentos

De acordo com a Interfarma, o aumento da demanda interna por remédios, a pouca produção nacional e a carestia dos remédios nacionais pressionam o ritmo das importações.


Entre 2020 e 2021, por exemplo, a importação brasileira de medicamentos aumentou 56%, graças à importação de vacinas que tiveram um aumento de 461% no mesmo período devido à pandemia da Covid-19.


Durante esse período, o processo de importação de medicamentos também se tornou mais ágil e menos burocrático com uma flexibilização de documentos exigidos para tal.  

Tudo isso torna a importação de medicamentos não só necessária, como também oportuna.


O comércio internacional fornece oportunidades, como preços competitivos e tecnologias inéditas no país. Sem importações, o brasileiro ficaria privado de medicamentos.

Como aproveitar das oportunidades para importar medicamentos e equipamentos médicos?

Apesar dessas comodidades, importar no Brasil pode ser complicado.


Isso vale inclusive para produtos vitais como medicamentos. A burocracia é complexa. A carga tributária é desafiadora.


E assim como todo processo com anuência da Anvisa, há exigências técnicas a serem cumpridas. A necessidade de deferimento da LI (Licença de Importação) que é normalmente feita previamente ao embarque (mas pode variar de acordo com a NCM) é uma delas.


Portanto, alcançar as vantagens depende de planejamento minucioso, feito com base em sólida experiência e amplo investimento em recursos. 

Essa experiência e recursos, sua empresa encontra com a WM!


Temos ampla experiência com os desafios tributários, burocráticos e  logístico das importações.


Empregamos alto planejamento em todas as etapas de suas compras, trazendo redução de custos e aumento em segurança e rapidez.





Deseja entender mais sobre como podemos importar medicamentos para sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!

 

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: