Voltar
Energia eólica: empregos e investimentos globais em ascensão

Em 2023, a matriz energética brasileira corresponde a 212 gigawatts médios de energia e a geração eólica respondeu por 11,5% do total gerado (25.329 MW médios).


Divulgada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma pesquisa aponta que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos.


A geração eólica cresceu 12,6% no comparativo anual (em relação a 2021), fornecendo à rede elétrica mais de 9 mil megawatts médios. 


Atualmente, o país conta com 891 parques eólicos, que juntos somam mais de 25 gigawatts de capacidade instalada.



Com capacidade de produção maior que 25 GW, as usinas eólicas são vistas como meios para acelerar a transição energética, impulsionando a geração de energia limpa.


Panorama nacional da geração de Energia Eólica

Os parques eólicos offshore são uma das inovações mais promissoras da indústria eólica.


O Brasil apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento das usinas offshore e deve ser protagonista dessa indústria. 


Até porque o potencial técnico estimado de geração de energia por eólicas offshore no Brasil é de 700 GW (equivalente a 50 hidrelétricas de Itaipu), segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já contabiliza 66 projetos que solicitam a permissão para exploração de energia em águas marinhas, com potencial de gerar até 169 GW de energia.


Número que impressiona, considerando que, hoje, o país gera cerca de 212 GW somando todas as fontes. 


O Rio Grande do Norte, por exemplo, tem capacidade para instalar 54 GW de usinas eólicas offshore, além de poder dobrar a geração eólica onshore, conforme o Atlas Eólico e Solar do RN, documento responsável por identificar o potencial do estado no desenvolvimento de projetos ligados à energia eólica e solar.


Existem incentivos à importação de equipamentos de energia eólica?

Um dos principais incentivos é a isenção de Impostos de Importação para equipamentos utilizados na geração de energia eólica. 


Essa isenção abrange, por exemplo,
aerogeradores, pás eólicas, torres, sistemas de controle e outros componentes necessários para a construção e operação de parques eólicos.


Além disso, existem linhas de financiamento específicas, como o
Programa de Financiamento à Energia Sustentável (BNDES Finem), que oferece condições favoráveis para projetos de energia renovável, incluindo aquisição de equipamentos eólicos importados.


Alguns estados ainda contam com a possibilidade de redução ou isenção do ICMS, PIS/PASEP e COFINS de equipamentos parte de aerogeradores.



ebook importando equipamentos de energia solar

Ficou interessado em investir em energias renováveis?

Clique no banner acima e confira o nosso guia gratuito de Importação de Equipamentos de Energia Solar!



Outros tópicos relevantes no setor de Energia Eólica

Constrained-off

Um assunto que está muito presente no ano de 2023 é o constrained-off de eólicas, que ocorre quando há solicitação de redução da geração das usinas, em decorrência de uma restrição operativa externa às instalações por ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 


Essa redução acaba por gerar prejuízos para as geradoras e não havia uma regulação para ressarcimento das usinas. 


No entanto, em 2021, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou uma resolução (REN 927/21) que prevê parâmetros e regras mais claras sobre o direito de ressarcimento às geradoras eólicas. 


Posteriormente, a resolução foi incorporada pela REN 1030/22, documento que traz as informações sobre quem tem direito à restituição e quais as normas para obtê-lo. 



Tecnologia (IA)

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias com maior potencial para contribuir nessa tarefa a curto prazo.


Um dos focos de destaque dos projetos dessa natureza está em solucionar um dos grandes problemas da energia eólica: a manutenção preditiva. 


Graças à IA e ao aprendizado de máquina, as anomalias podem ser detectadas e as falhas previstas antes que ocorram, resultando em maior eficiência operacional e economia significativa de custos.


Conclusão

Com esses dados, já dá para perceber que estamos num momento de aumento da sustentabilidade na matriz energética brasileira, uma vez que as fontes renováveis de energia estão cada vez mais presentes na rotina de empresas e pessoas. 


Portanto, esse pode ser o momento apropriado para investir nessas iniciativas pensando a longo prazo,
já que as mesmas podem gerar economia e menos danos ao ambiente.


O seu desejo é importar equipamentos para Usinas Eólicas ou equipamentos que compõe um projeto de fontes de energia renovável, como
Usinas Fotovoltaicas


Entre em contato com nossos especialistas!
Planejamos a sua operação minuciosamente, estudando todas as possibilidades de redução de custos para a importação dos seus equipamentos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

vantagens de importar autopeças no Brasil
Por Amanda Verjovsky 29 abr., 2024
Neste artigo, você vai poder entender os benefícios de importar autopeças no Brasil, operação que pode ser até 80% mais barata que comprar nacionalmente!

Categorias

Share by: