Voltar
Kit Fotovoltaico: vale à pena importar o kit ou só separadamente?

Para um importador, quando vale a pena importar o kit fotovoltaico completo versus os módulos e inversores separadamente?


Sustentável, renovável e econômica. Assim é a energia solar fotovoltaica, setor que vem se expandindo e adquirindo mais investimento com o passar dos anos.


Em comemoração ao Dia Mundial da Energia e incentivando o uso de energias renováveis para o seu negócio, viemos elucidar uma dúvida comum a todos os produtores de energia solar no país: o que vale mais a pena, importar o kit gerador ou apenas o inversor e módulo separados?


A resposta para essa pergunta você encontra neste artigo. Boa leitura!



A Energia Fotovoltaica no Brasil e a incidência de impostos sobre os equipamentos


A instalação de energia fotovoltaica foi intensificada e até agora, soma-se um total de 30 GW (Geração Centralizada + Geração Distribuída) em nosso país, de acordo com os dados da ABSOLAR.


Tivemos também a recente mudança na legislação após atualização periódica das NCMs dos equipamentos, de forma que essas estejam atualizadas conforme a evolução das atividades do comércio internacional.


LEIA TAMBÉM: Impostos incidentes sobre equipamentos fotovoltaicos


Graças à atualização das NCMs, o
Decreto Presidencial nº 10.923/2021 aprovou a nova TIPI (Tabela de Incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados), válida desde 01/05/2022. 



Ela trouxe a aplicação da alíquota de 6,5% de IPI na NCM de módulos, porém com uma exceção, o Ex 001, que reduz para 0% a alíquota. Já sobre o ICMS dos painéis solares importados, esses também possuem alíquota 0% graças ao Convênio 101/97 do Confaz, atualizado em 6 de julho de 2022.


Todas as atualizações contribuíram para manter os incentivos do setor, impulsionando as atividades em todo o país.


Mas na hora do importador escolher, surge a dúvida: 



O que compensa mais? Nacionalizar um kit fotovoltaico completo ou os módulos e inversores separadamente?


O kit de energia solar fotovoltaica é o conjunto de placas, inversores, cabos, estruturas de fixação, string box e todos os materiais necessários para a instalação de um sistema fotovoltaico.


Em um projeto fotovoltaico, o módulo representa de 70% a 80% do valor total do custo desembolsado para o projeto. Quando importado como kit gerador, a NCM destacada prevê 0% de alíquota de ICMS e de IPI. 


Essa condição gera uma redução da alíquota dos impostos mencionados que inversores importados sozinhos não teriam. Por outro lado, a NCM do kit gerador possui a incidência de Imposto de Importação de 11,2% a 14,4% (dados de Novembro de 2022), dependendo da potência importada.


Hoje em dia a grande maioria dos módulos e inversores solares possuem o incentivo do Ex Tarifário, que reduz a alíquota do Imposto de Importação a 0% ou 2%.


Por mais que não se pague ICMS e IPI nos inversores na importação do Kit, a cobrança do Imposto de Importação sobre os módulos e inversores na condição de Kit representa um custo muito maior do que o que se pagaria de ICMS e IPI nos inversores quando importados separadamente.


Sendo assim, essa condição torna a importação dos itens separados mais atrativa ao importador.


Aproveite  as vantagens de importar equipamentos fotovoltaicos com a WM!


Agora que você sabe qual é a opção mais vantajosa para importar equipamentos fotovoltaicos, conheça as soluções de importação da WM!


Desenhamos um estudo logístico e tributário para encontrar as melhores oportunidades para o seu processo, reduzindo os custos da operação e agregando controle ao importador em todo o processo.


Estamos presentes em 15 estados no Brasil, proporcionando capilaridade em todo o território nacional. Somos uma empresa de 19 anos e temos o cliente no centro do negócio. Por isso, entregamos soluções completas para as suas importações.



Tem algum projeto em mente? Clique aqui e converse com nossa equipe!




WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.


Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

vantagens de importar autopeças no Brasil
Por Amanda Verjovsky 29 abr., 2024
Neste artigo, você vai poder entender os benefícios de importar autopeças no Brasil, operação que pode ser até 80% mais barata que comprar nacionalmente!

Categorias

Share by: