Voltar
Conheça os índices de parametrização na alfândega brasileira

A parametrização é o processo pelo qual as importações são avaliadas pelas autoridades. Conheça como o processo de parametrização é realizado.

A rapidez das importações depende de como as autoridades conferem os documentos e as mercadorias. Essa conferência acontece nos índices de parametrização, os “canais” pelos quais a aquisição é avaliada. Dependendo do canal, o trabalho pode ser rápido ou detalhado, influenciando o tempo de entrega da importação e o próprio sucesso do negócio.

O ideal é que a parametrização ocorra nos canais mais rápidos. Na maioria das vezes, a escolha dos canais é feita de forma automática. As importações são dirigidas a canais específicos somente quando as empresas estão sendo investigadas pela justiça. Fora disso, a parametrização é simplesmente aleatória.

Cada canal de parametrização recebe uma cor. O significado dessa cor é levemente inspirado no significado do semáforo, com acréscimo da cor cinza. Conheça de que forma as importações são avaliadas em cada canal:

Canal verde: esse é o canal livre. Nele a mercadoria é desembaraçada automaticamente. O exame documental, a verificação da mercadoria e a entrega de documentos de instrução do despacho são dispensados. O importador precisa apenas receber pelo sistema o comprovante de importação.

Canal amarelo: é o canal da conferência documental. Os documentos de instrução da DI e as informações da declaração são analisados.

Canal vermelho: dentro da legalidade, é o canal mais complexo. Ocorrem nele conferência documental e conferência da mercadoria física. Por isso, é o mais demorado de todos.

Canal cinza: é o canal da suspeita. Aqui não existe mais a “presunção da inocência”. Nele ocorre a conferência documental, a conferência da mercadoria e também a aplicação de um procedimento especial em busca de indícios de fraude.

 

Sempre vale a pena mencionar que os canais verde e amarelo não garantem que a verificação será restrita ao previsto. Baseado em seu próprio julgamento, o fiscal responsável pode decidir solicitar mais averiguações. Além disso, a Receita pode revisar a liberação da carga cinco anos depois. Dessa forma, mesmo passando pelo canal verde, mesmo depois de liberada, as importações podem mesmo assim ser verificadas com mais detalhes ou mais uma vez.

Diante desses risco, sempre vale a pena investir em uma gestão especializada em importações. Com ela, seus negócios podem contar com planejamento documental adequado, capaz de satisfazer as exigências alfandegárias e de resguardar sua empresa de futuras exigências burocráticas.

Para essa gestão, conte com a WM TRADING, uma empresa de longa tradição na área. Temos ampla experiência em documentação para importações. Auxiliamos sua empresa a prevenir e a remediar entraves à nacionalização de sua carga. Um serviço essencial ao sucesso de suas importações.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: