Voltar
Fim do Inovar Auto aumenta importações de automóveis no Brasil

As importações de automóveis cresceram 48% em unidades no segundo semestre de 2018. A informação é do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). De acordo com o órgão, foram importados 502.876 carros de passageiros entre janeiro e março. No mesmo período em 2017, foram importados 34.342 veículos desse tipo.

Em comparação de valores, o crescimento foi de 76%. No primeiro semestre de 2018, foram importados no país U$ 922 milhões em automóveis. No ano passado, durante o mesmo período, foram U$ 540 milhões.

A razão desse crescimento tem sido atribuída ao fim do Inovar Auto. Com validade entre 2013 e 2017, o programa impunha sobretaxas de 30 pontos percentuais de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a automóveis. As exceções eram México e Argentina, países aos quais o Brasil concedeu cotas de importação que escapavam da sobretaxa.

Outra provável explicação é a melhora de condições gerais de consumo no país. O MDIC informa que 60% dos automóveis importados foram provenientes do México e da Argentina, países que desfrutavam de isenção do Inovar Auto. Os 40% restantes foram importados principalmente de Alemanha, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

A importação de automóveis tem sido bem vista pelo MDIC porque inclui a compra de equipamentos para produção. Nos três primeiros meses do ano, a aquisição de máquinas e equipamentos cresceu 18,2%, e a importação de bens intermediários subiu 9,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Por outro lado, a compra de bens de consumo subiu 18,8%.

A importação de peças para automóveis é oportuna. No exterior, é possível fazer aquisições em condições mais vantajosas. São produtos de alta qualidade, com preços competitivos, fornecimento seguro e disponibilidade. A oportunidade adequada para reduzir custos, marcar presença no mercado e elevar os lucros dos negócios.

Para alcançar essas vantagens, o importador precisa da gestão de uma empresa especializada no setor. Importar sempre implica riscos, especialmente no Brasil, país com alta burocracia e taxas alfandegárias complexas. Sem acompanhamento, as importações podem sofrer sobretaxas, atrasos, multas e até mesmo retenção. Por outro lado, uma gestão competente auxilia a desfrutar das melhores oportunidades no setor.

Para essa gestão, conte com a WM TRADING, uma empresa com ampla experiência em importação. Nosso maior foco é o desempenho, a segurança e a qualidade. Empregamos planejamento em todas as etapas da importação: aquisição, tributação, logística, nacionalização. Usamos todo nosso poder de negociação em favor de sua empresa, obtendo condições adequadas de financiamento e de crédito.

Temos escritórios localizados nas regiões logísticas mais estratégicas do país. Mantemos rigoroso controle de nossa qualidade por meio de auditorias internas e externas, somados ao nosso padrão internacional de qualidade ISO 9001. Nossa ampla rede de fornecedores nos permite obter vantagens como redução em frete e crédito em condições adequadas. Suas importações chegam com menos peso tributário, menos demora e muito mais qualidade e rapidez.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: