Voltar
Imposto de Importação de máquinas e equipamentos industriais sem produção nacional é zerado

Na última terça-feira, dia 9 de maio de 2023, o Comitê Executivo da Gestão (GECEX) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução do Imposto de Importação (II) de 628 máquinas e equipamentos industriais que não são produzidos no Brasil – válida até dia 31 de dezembro de 2025. A alíquota média do II desses bens era de 11%.


Ainda a ser publicada em duas resoluções Camex no Diário Oficial da União, a redução favorecerá cerca de 40 setores da economia, como:


  • Metalurgia;
  • Eletricidade e Gás;
  • Fabricação de Veículos;
  • Fabricação de Máquinas e Equipamentos;
  • Fabricação de Celulose, Papel e Produtos de Papel;

Entre outros setores.


Dos 628 produtos, 564 estarão listados em uma resolução que trata de máquinas e equipamentos industriais que são fabricados principalmente nos Estados Unidos, China, Alemanha e Itália – de onde aproximadamente 80% dos itens com redução tarifária serão importados.


Os 64 restantes estão listados em outra Resolução Camex, que inclui a redução o Imposto de Importação de itens de bens de informática e telecomunicações.


Medida antidumping para cápsulas de gelatina também foi aprovada

Além da redução de Impostos de Importação, durante a reunião do Gecex também foi aprovado o antidumping para as cápsulas gelatinosas utilizados na produção de medicamentos, suplementos alimentares e medicina veterinária.


O insumo geralmente é importado do México e dos EUA e será sobretaxado a fim de proteger a indústria nacional, uma vez que após investigação do Departamento de Defesa Comercial a prática de dumping foi noticiada. Esse produto é classificado pela NCM 9602.00.10.


A medida a ser aplicada é de antidumping definitiva durante 5 anos – na forma de alíquotas fixadas (em dólar) por mil unidades do insumo. 


Você pode ler a resolução na íntegra clicando aqui.


Concentrados de proteína foram excluídos da LETEC

Foi decidido ainda que os concentrados de proteína e de substâncias proteicas texturizadas identificados pela NCM 2106.10.00 serão excluídos da LETEC (Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul).


Essa decisão foi baseada na análise da capacidade de produção nacional e abrange diversos produtos proteicos, como proteínas de soja que esportistas utilizam. A tarifa que era de 0% retornou à tarifa consolidada no Mercosul, de 11,2%.


Isso visa fomentar a concorrência de forma mais igualitária quanto a preço e investimentos em capacidade produtiva em relação ao Exterior, gerando mais renda e empregos para o país. 





A WM está sempre atenta às últimas notícias e mantém seus clientes e parceiros a par de todas as novidades nos processos de importação.


WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 20 anos de experiência, realizamos operações de importação otimizadas encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhando projetos logísticos otimizados


Somos ágeis na liberação aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp retoma adicional de 1% de cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que retoma o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido suspendido no fim de 2023.

Categorias

Share by: